quinta-feira, 25 de junho de 2009

Somente Ele é o nosso refúgio

Salmo 46:1 - DEUS é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.

Bom dia meu querido amigo e irmão...

Que a Paz e o Amor do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo sejam sobre sua vida e família hoje e sempre...
Imagine um campo de batalha... com bombas estourando por todos os lados em todos os momentos... há muitas minas no chão e um passo em falso "CABUMMM!" sua vida "vai para o espaço"...
Tá-ta-ta-ta-ta... é o som das metralhadoras que não se cansam de atingir pessoas... Gritos e muita dor... Sangue por toda a parte... Que ambiente terrível, não é meu irmão???
O clima chega até ser palpável de tanta opressão e medo... Talvez você nunca tenha vivenciado um ambiente desses (graças a Deus)... ou talvez esse ambiente é comum para você (Que Deus tenha misericórdia de sua vida e o livre de todo mal)... Mas olhe para a sua família, olhe para o seu casamento, olhe para o seu trabalho, olhe para o seu dia-a-dia... será que não está semelhante à esse ambiente de guerra???
Brigas e mais brigas... discórdias... separação... traição... infelicidade... infidelidade... massacres... A guerra está declarada em sua vida... e você nem deu conta disso e agora já está perdido(a) e não sabe mais o que fazer! Não tem armas e, muito menos, forças para lutar... e vitória já é algo impensável...
"Quanta tragédia de uma vez só!". O que fazer???...
PARE! Meu amigo... mesmo em meio a toda essa loucura da sua vida PARE! Por favor: PARE!
Pare um só instante e medite no que diz o verso acima... Independentemente de qual seja a sua guerra, o salmista apresenta a solução: DEUS! "O Nosso refúgio e fortaleza!"...
Pare um instante e olhe para Deus... conte para Ele os seus problemas... refugie-se Nele... e descanse em Seu amor e Sua fidelidade! Ele é o socorro bem presente na hora das angústias...
Lance-se nos braços do PAI... e descanse no conforto do Seu colo de amor! Deixa Ele trabalhar em seu favor e por fim em toda a guerra que existe em sua vida! Só Deus, o criador de todas as coisas tem o controle sobre todas elas... Confie no Senhor... dê uma chance para Deus mudar a sua vida!
Ele já provou o Seu amor enviando o Seu único filho JESUS CRISTO para morrer em uma cruz para que por meio Dele você fosse salvo... Aceite a Jesus Cristo como seu único e suficiente salvador... e assim, deixe Ele mudar a história de sua vida! - O fim da guerra... depende de você!

Medite nesta palavra... e que o Senhor, por meio do Seu Santo Espírito fale ao seu coração!

Deus te abençoe de forma abundante.
Pr. Maico Anderson Filgueiras.

sábado, 6 de junho de 2009

Barro nas mãos do oleiro...

Jeremias 18:6 - Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o SENHOR. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.

Foi muito confortador poder meditar nestes versículos de Jeremias 18... em especial o versículo de número 6, onde o Senhor alerta a nação judaica que esta é como barro em suas mãos. Este verso tem muito a nos ensinar.

Primeiramente, precisamos entender que o Senhor espera que sejamos barro. Este material é maleável, fácil de trabalhar, fácil de modelar. A partir do momento que cremos em Cristo, precisamos estar totalmente dispostos a aceitar o trabalho que Deus desejará realizar em nós.

Também observamos que Deus tem o controle das coisas. Por mais que a nação se rebelasse, a soberania de Deus tomava conta integral da história, e Ele conduziria a bom termo seus santos propósitos.

Por último, quero lhe dizer que sua vida está nas mãos do Pai. Tragédias, tristezas, dores... todas essas coisas existem para o Senhor, através delas, mostrar o Seu poder e nos ensinar a depender dEle.

Você é de barro querido... um barro que o Pai está modelando neste momento, e que resultará em um vaso para a Sua glória.

Deus te abençoe!

Vasos quebrados

Jeremias 18:4 - Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer.

Nós somos vasos um pouco rebeldes. Nem sempre estamos tão maleáveis quanto pensamos. A cena que Jeremias viu é bastante interessante, pois é muito bonito ver o vaso, já modelado, se quebrar nas mãos do oleiro.

Aquela visão marcante lhe trazia diversas mensagens:

(1) apesar de sermos uma obra de Deus em andamento, nem sempre nos submetemos integralmente à sua vontade;

(2) mesmo quando quebramos, permanecemos nas mãos do nosso Oleiro;

(3) o Oleiro insistirá em nos dar a forma que ele originalmente planejou.

Talvez você esteja se sentindo quebrado hoje meu amigo, mas, sua vida permanece nas mãos de Deus. Permita que Ele conserte em você tudo o que você permitiu que fosse destruído em sua vida!

Deus te abençoe!

terça-feira, 2 de junho de 2009

Levantar para descer

Jeremias 18:2 - "Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras".

O capítulo 18 de Jeremias é um ápice na história deste profeta. Ele estava a beira de um ataque de nervos, ao ver resultar em nada seus constantes apelos para que a nação se arrependesse.

Talvez prostrado, desanimado, entristecido, ele ouve a voz divina a lhe dizer: “Levanta-te”. Imagino o profeta dando um pulo rapidamente e dizendo: “sim Senhor, estou aqui”, para em seguida ele ouvir Deus lhe dizer “desce!”.

Ora, se fosse para descer, não era melhor ficar sentado? Não... primeiro o Pai tirou Jeremias da passividade... para depois lhe mostrar que a genuína atitude do servo de Deus e “descer”, isto é, reconhecer o poder e a soberania de Deus. Foi descendo na casa do oleiro que Jeremias viu uma das mais profundas revelações divinas, em todo seu ministério.

E o Pai manda você se levantar e descer até a Sua presença, para contemplar a porção de graça que ele reservou para sua vida!

Deus te abençoe!

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Direção de Deus

“Porque Tú és a minha Rocha e a minha Fortaleza; assim, por amor do teu nome, guia-me e encaminha-me.” (Salmo 31.3)

Quantos já se encontraram em um momento de decisão e, desnorteados, não sabiam o que fazer, para onde ir?

Nossa vida é cheia de momentos assim. Pequenas e grandes decisões precisam ser tomadas rotineiramente em nossas vidas. Escolhas precisam ser feitas e sempre há o caminho mais acertado a seguir. As decisões sempre estão diante de nós, e por mais tementes que sejamos a Deus e atentos ao que Ele quer de nós, estamos passivos a cair no erro.
Podemos escolher entre tantas coisas, desde as mínimas, até as mais complexas.

O Senhor nos concede esta liberdade porque nos ama e nos respeita profundamente e independente de nossas escolhas, é certo que Ele estará conosco em todo tempo... tempo de júbilo, por nossos acertos e tempo de lamento, pelos erros cometidos. E é nesse tempo, de lamento, que conseguimos ter a real noção do amor grandioso de nosso Pai por nós, transformando a maldição em benção.

Não quero aqui dizer que o nosso Deus não seja um Deus de justiça. As consequências de nossas decisões erradas existem e são palpáveis, mas, mesmo sem ter participado daquela decisão, o Senhor revela o seu caráter amoroso e nos brinda com a sua misericórdia, trazendo o melhor para nós como resultado final.

Quando as escolhas definem o que somos, elas têm uma importância ainda maior em nossas vidas. Podemos escolher as nossas reações diante das mais diversas situações. Por que não responder com amor a um gesto de ingratidão? Por que permitir que a nossa conduta dependa do “temperamento” do próximo para conosco?

Este não parece ser o amor de Deus revelado por nós.
Que infelizes seríamos se Deus escolhesse depender de nossas atitudes para revelar do seu amor e da sua graça para conosco! Estaríamos perdidos! A cada momento dependemos da misericórdia de Deus porque somos imperfeitos. Nossa natureza insiste em nos impedir de agir plenamente, conforme a pureza e santidade do Senhor, porque foi corrompida pelo pecado original e segue se corrompendo pelas escolhas erradas que fazemos.

Davi pede em oração no Salmo 31 que o Senhor o guie e o encaminhe. Que esta também seja a nossa oração! Que por amor de seu nome, que é a fonte de toda bondade, nos permita alcançar o entendimento e a direção vinda de seu coração para tomar as decisões corretas em nossas vidas!
Que o Senhor seja verdadeiramente a nossa rocha e fortaleza. Que nele, os nossos corações descansem certos da benignidade de seu caráter e de seu imenso amor por cada um de nós.

Confiemos neste amor e nas perfeitas e sábias escolhas de nosso bom Deus. Ele é conosco e assim está escrito em Jeremias 29.11: “Porque Eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.”
Confie, entregue, descanse, espere!

Escolha depender do Senhor Jesus. Nele, dependência é sinônimo de poder!

Deus te abençoe centuplicadamente mais...