terça-feira, 23 de novembro de 2010

Devocional

Salmos 91:1

“Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará..”

Promessas:

Salmos 91:3: “Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa”

Salmos 91:7: “Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti.”

Salmos 91:10: “Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda”

Salmos 91:15: “Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei.”

REFLEXÃO:

Em muitas casas, encontramos bíblias em algum canto aberta nas promessas contidas nesta passagem. As páginas estão até amarelas, sujas de poeira, revelando um ato até bonito de religiosidade se apegando nas promessas ali escritas.

Porém a grande maioria das pessoas, se esquecem do verso principal desta passagem que é a condição para que as promessas se cumpram: “ HABITAR NO ESCONDERIJO DO ALTÍSSIMO”. Habitar, significa conviver continuamente, todos os dias, se tornar amigável, se tornar íntimo.

Muitas pessoas apenas se tornam mero visitantes no esconderijo do Altíssimo. Eles não habitam, mas só visitam, fazem turnê, ou de vez em quando dão uma “passadinha” para ver como DEUS está. Não são íntimos, não tem prazer em habitar, não tem compromisso com o coração de DEUS.

Simplesmente por isso, não vivem as promessas aqui relatadas. Que você seja um HABITANTE, na presença DELE, e não apenas um mero vistante.

Deus te abençoe de forma continua e abundante =)

Pr. Maico Anderson Filgueiras

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Para aqueles que tem sede de sonhos e visões

Há alguns, e estes geralmente são os mais iletrados, que têm a expectativa de experimentar sonhos notáveis ou de ter visões singulares.

Eu às vezes fico surpreso de que ainda persista no meio do nosso povo uma noção de que certo tipo de sonho, especialmente se repetir-se várias vezes, e se for tão vívido que permaneça na imaginação por um longo período, é um sinal do favor divino. Nada poderia ser mais completamente falso nada pode ser mais infundado e sem a menor sombra de evidência; e ainda assim muitos imaginam que se eles sofressem dolorosamente de indigestão de forma que seu sono fosse estragado por sonhos vívidos, então eles finalmente poderiam pôr sua confiança em Jesus Cristo.

A noção é tão absurda que se ela fosse tão somente mencionada a homens racionais, eles necessariamente teriam que ridicularizá-la. Ainda assim, conheço muitos que foram, e ainda são, escravos dessa ilusão.

Há pouco tempo, depois de pregar em uma distante vila do interior, fui procurado insistentemente como conselheiro espiritual por uma carta importuna de uma mulher que atribuiu a mim uma sabedoria que eu nunca reivindiquei possuir. Eu desejei saber qual era a dificuldade espiritual que ela tinha, e quando fui até a casa dela e a encontrei muito doente, fiquei entristecido ao ver que ela era vítima de uma superstição na qual temo que seu pastor a tinha confortado e, desta forma, confirmado. Ela me informou solenemente que ela tinha visto algo se levantando à noite do pé da sua cama. Ela estava esperançosa de que se tratasse do nosso abençoado Senhor, mas infelizmente ela não tinha conseguido ver a cabeça dele. Como eu conhecia tanto a respeito das coisas espirituais, será que eu poderia lhe dizer quem era?

Eu disse que eu achava que ela devia ter pendurado o vestido dela em um gancho na parede, ao pé da cama, e na escuridão tinha confundido-o com uma aparição.

É claro que isso não a satisfez. Eu caí imediatamente a zero no conceito dela, ao nível de um homem de mente extremamente carnal, se não um escarnecedor, mas eu nada pude fazer a respeito. Eu não podia flertar com uma superstição tão ridícula. Fui obrigado a lhe dizer que era bobagem ela ter esperança de salvação porque ela era tola o bastante para imaginar que tinha visto Jesus com seus olhos carnais, enquanto a visão salvífica sempre é espiritual.

Sobre a pergunta quanto ao fato da suposta aparição ter uma cabeça ou não, eu lhe disse que se ela usasse mais a sua própria cabeça e o seu coração, meditando na Palavra de Deus, ela estaria em uma condição bem mais esperançosa.

Podem ter havido, eu não negarei - porque coisas estranhas às vezes acontecem - podem ter havido sonhos, e até mesmo aparições, que despertaram a consciência e assim conduziram ao princípio da vida espiritual em alguns raros casos em que Deus escolheu interferir de maneira especial. Mas que estes venham a ser procurados, e até aguardados, é uma coisa tão distante da verdade quanto o oriente do ocidente. E se você visse qualquer coisa, ou sonhasse qualquer coisa, o que isso prova? Ora, não prova absolutamente nada a não ser que você estava mal de saúde, e que sua imaginação encontrava-se morbidamente ativa.

Lance fora essas coisas, elas são superstições adequadas a povos não-civilizados, mas não são aceitáveis para cristãos do século dezenove. Eu apenas estou mencionando-as, não porque penso que qualquer de vocês tenha caído nelas, mas para que vocês sempre lidem com elas de forma extremamente rígida onde quer que se deparem com elas. Elas são superstições que não podem ser toleradas por homens cristãos. Entretanto há alguns que, de fato, não acreditarão no simples evangelho de Cristo a menos que algum absurdo desse tipo possa ser juntado a Ele.

Que Deus os livre de tal incredulidade.

Deus te abençoe de forma continua e abundante =)

Pr. Maico Anderson Filgueiras

Sonhando no Cárcere (prisão)

A Palavra de Deus fala a respeito de uma pessoa que foi fiel ao Senhor até chegar ao ponto de permanecer numa prisão por causa desta fidelidade.

José foi um jovem a quem Deus lhe mostrou algo a fim de motivá-lo para ser um grande exemplo para nós. Quase todo o crente em Jesus já ouviu a historia deste homem de Deus.

Ele pagou um alto preço pelo seu chamado. Hoje em dia passamos por situações semelhantes. Alguns por que não dizer até por situações idênticas a deste servo de Deus. Os sonhos de Deus para nossa vida jamais o diabo ou o homem pode frustrá-lo. Jó afirma isso na sua declaração a Deus depois de ter passado por uma prova muito dura em seu viver e ministério.

Ele disse: “Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado” (Jó 42.2).

Hoje vivemos em um país livre onde pregamos o evangelho em qualquer lugar onde desejamos assim fazê-lo. Mais ainda assim muitos de nossos irmãos têm abandonado seus sonhos, seus projetos e também sua fé por pouca coisa. Uma coisa e evidente. Temos que aprender a defender nossa chamada a qualquer preço. Melhor esclarecendo: Devemos ser fieis a qualquer custo. Ainda que isso venha interferir em nossos relacionamentos. A Bíblia diz: “Então, Pedro e os demais apóstolos afirmaram: Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens” (At 5.29).

Neste texto os apóstolos estavam sendo impedidos de falar da Palavra de Deus. Não podiam anunciar o evangelho genuíno, segundo a palavra que lhes foi dada pelos fariseus e mestres da lei. Esta fidelidade a Deus leva os convertidos dentro dos presídios (cárceres) a serem maltratados e ate renunciar sua fé. Com certeza alguns negam a fé formando rebeliões junto com os demais com medo de morrer, ou de apanhar daqueles que não são cristãos ali naquele lugar. Temos o conhecimento disso por que antes de estar nesta cidade trabalhamos com recuperação de pessoas em centros de reabilitação e também pregamos na prisão. Jovens com 12 anos de idade que já eram assassinos. Tivemos uma experiência onde um jovem que aceitou Jesus pediu a um irmão de nossa igreja pra levar um bilhete a sua família por que foi jurado de morte. Quando voltamos ali na próxima semana a cela estava vazia. Outro irmão, que hoje esta desfrutando daquilo que Deus colocou em seu coração teve que manter seus sonhos dentro do cárcere. Segundo ele por varias vezes apanhava, era mandado pra solitária por que se recusava a mentir e a proceder segundo a velha natureza. Mais ele não desistia de seus sonhos. Deus disse a ele que faria dele um pregador da sua Palavra. Ele foi fiel a Deus. Sofreu por causa desta fidelidade, mais depois de algum tempo ele estava pregando o evangelho dentro do presídio. Fazendo campanhas, levando cantores e pregadores a ministrar dentro do presídio. Deus o levantou como um pastor ali dentro. Tinha uma igreja com vários membros ali. E também seu tratamento foi modificado no presídio. Passou a ser respeitado e honrado naquele lugar. Hoje ele é livre e prega em varias igrejas, dando o seu testemunho. Com isso quero alertar você que desacreditou de seus sonhos só por que alguma situação ficou difícil de suportar. Saiba que o Senhor é contigo. O nosso Deus não se esquece de nós assim como ele não se esqueceu de José. Você pode todas as coisas naquele que te fortalece. Nós não precisamos agir de conformidade com as trevas para alcançar nossos sonhos e projetos em Deus. Por que embora você não saiba o diabo sempre quer dar uma mãozinha. Não aceite nada menos do que a verdade de Deus para sua vida, ainda que venha a sofrer por ela. Pois como igreja temos a responsabilidade de ser “coluna e baluarte da verdade”. Fazendo assim Deus o honrará, e você será bem aventurado em tudo o que fizer.

João disse: “E vós possuís unção que vem do Santo e todos tendes conhecimento. Não vos escrevi porque não saibais a verdade; antes, porque a sabeis, e porque mentira alguma jamais procede da verdade” (I João. 2. 20-12).


Deus te abençoe de forma continua e abundante =)

Pr. Maico Anderson Filgueiras

E se fosse em sua casa?

"Ora, aconteceu que num daqueles dias estava ele ensinando e achavam-se ali assentados fariseus e mestres da Lei, vindos de todas as aldeias da Galiléia, da Judéia e de Jerusalém. E o poder do Senhor estava com ele para curar" (Lc 5-17).

Mais uma vez somos surpreendidos pelo nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo com as suas maneiras mais diversas de nos abençoar. Aqui neste texto vemos mais uma grande manifestação do poder de Deus através da vida terrena de Jesus. Claro que lendo o decorrer deste fato na vida do Senhor Jesus vamos entender que na maioria dos seus milagres algo foi exigido de todos aqueles que dEle se aproximavam. Não exigido em forma de pagamento pelo milagre e sim em uma confirmação de fé naquEle que tem todo poder e toda autoridade. Jesus aqui estava entre os líderes e mestres da lei, mas a Bíblia faz questão de salientar que o poder de Deus estava sobre Ele, (Jesus) para curar. Nunca vamos ver o relato de um mestre da lei ou um fariseu fazendo milagres, porque os milagres não são operados mediante a lei e sim mediante a fé naquEle que cumpriu a Lei.

Quando a chamada desta mensagem trás como título: E se fosse em sua casa é para que possamos entender em nossos dias que uma alma vale mais do que o mundo inteiro. Aqueles homens tiveram que vencer suas diferenças, suas intenções pessoais e interesses para que o seu próximo fosse abençoado. Deixaram de lado a oportunidade de receberem, para poder ajudar. Fico pensando se deixaria isso acontecer em minha casa hoje. Quando li este texto perguntei a minha esposa. E se nós fizéssemos um grande culto aqui em casa, e no momento de um grande mover de Deus em favor das pessoas presentes, homens estranhos viessem pulando nosso portão ou muro de nossa casa trazendo alguém enfermo. O que faríamos? Ela me disse: não sei. O que você faria amado leitor? Diria para aquelas pessoas que tudo deve ser feito com decência e ordem. Que isto não seria de Deus? Pois é, creio que não veríamos o milagre, pois a nossa importância seria maior com a nossa casa do que com a cura de nosso próximo. Quantos estão errados com relação aos milagres de Deus em nossos dias. Na maioria das vezes vemos pessoas mais preocupadas com seu carro novo, do que dar uma carona para o irmãozinho que esta indo na chuva para o culto, pois se ele entrar no meu carro com os pés molhados vai estragar o estofamento, e além disso este carro é novo. Quantos recebem seus irmãos e os saúdam na porta de sua casa, mas a primeira olhadela que dirige a este é para seus pés para ver se está limpo.

Quão difícil para nós será ver milagres como este que lemos na Bíblia, se não começarmos a ver a partir da ótica de Deus. Se não pararmos de amar as coisas e usar as pessoas nada disto será real em nossos dias. Não passaremos de mestres da Lei e de líderes que não desfrutam do poder de Deus para curar. Destruíram o telhado da casa deste, onde Jesus se encontrava. E não vemos a Bíblia mencionar que foi alguém pedir indenização para Jesus de danos materiais. O mais interessante é que a Bíblia diz que: Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Filho os teus pecados estão perdoados. Mas esta sentença não agradou os mestres da Lei e os fariseus que ali se encontravam. Talvez ao ler esta mensagem você esteja relutando dentro de seu coração e dizendo: Não tem como comparar este acontecimento com os dias atuais. E aí que nos enganamos. O tempo passa e tudo o mais perecerá. Mas quando o nosso coração não se compadece pelos pobres, orfãos, viúvas e muitas outras situações de nosso século somos piores que o incrédulo. Deus tem nos mostrado o trabalho do ímpio, porque os cristãos se esqueceram de quem é seu próximo. O amor de Deus se esfriou em muitos corações. O coração se voltou para as riquezas e o que acontece ao nosso próximo é problema dele e não nosso. Mas aqui vemos o verdadeiro amor pelo semelhante. Vencer nossas próprias ganâncias, vencer nossos preconceitos e também ansiedade pela riqueza.

Talvez Jesus esteja nos dizendo que o momento é este. O seu milagre está mais próximo do que pensa. Basta apenas ver o reino de Deus. Sem esta visão de maneira nenhuma entraremos nele. Os mestres da lei e os fariseu arrazoavam em seus corações, quem era aquele homem para perdoar pecados. E Jesus disse: Qual é mais fácil dizer; estão perdoados os seus pecados ou toma teu leito e anda. Quando soubermos a resposta a esta pergunta então o evangelho será um evangelho de curas, sinais e prodígios. Que Deus nos abençoe e nos faça ver a realidade deste milagre
.

Fique na paz.
Deus te abençoe de forma continua e abundante =)

Pr. Maico Anderson Filgueiras

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Devocional dirigido a lideres

Apascentando ovelhas ou entretendo bodes?

Algo de horrível acontece no meio do povo do Senhor. Este evoluiu numa proporção anormal, para o erro, no decurso de alguns anos. Ele tem agido como fermento até que a massa toda levede.

O diabo raramente fez algo tão engenhoso, quanto insinuar a Igreja que parte da sua missão é prover entretenimento para o povo, visando alcançá-los. A Igreja, gradualmente, baixou o tom do seu testemunho e também tolerou e tolera ainda com uma desculpa as leviandades da época.

Agora, ela as adota sob o pretexto de alcançar as massas. Cada qual faz o que bem entende para manter suas igrejas cheias. Se algo acontece e o número de membros baixa logo se vê um meio novo para que retorne a Igreja a seu tão vantajoso crescimento. Não importa se isso é de Deus ou vem como uma sugestão do inferno. O importante é a igreja estar cheia.

Hoje quem chega a uma igreja na maioria das vezes ele o faz pelo que o atrai. E não para querer Jesus. Seja um rock evangélico, ou uma cantora gospel que canta músicas para o Senhor e também tem parte de seu repertório ainda em tom sertanejo e mundano. Líderes que recebem pelo correio seu certificado de pastor ou bispo etc.

Novos membros que continuam fazendo seus filmes pornográficos e fazendo visitas a mãe menininha em terreiro de macumba e o próprio fala abertamente à mídia. (Meu líder espiritual evangélico sabe, ele me conhece e não escondo nada dele).

Mas infelizmente estes não podem ser advertidos, pois é a atração principal destas supostas igrejas de Cristo. Quando escrevemos algo sobre a Igreja sem graça que a Globo levou ao ar o ano passado muitos foram os que disseram que era um meio de evangelismo. Agora há poucos dias vimos o que o diabo fez tentando desmoralizar os cristãos diante de uma atitude ridícula tomada pela liderança daquela igreja fictícia.

A Bíblia fala de vários reis que tiveram um tempo de governo mesmo fazendo o que era mau diante de Deus. O rei Acabe foi um deles.

A Bíblia diz: "Acabe, filho de Onri, começou a reinar sobre Israel no ano trigésimo oitavo de Asa, rei de Judá; e reinou Acabe, filho de Onri, sobre Israel, em Samaria, vinte e dois anos. Fez Acabe filho de Onri, o que era mau perante o Senhor, mais do que todos os que foram antes dele".

Fez o que era mau diante do Senhor mais do que todos os que foram diante dele. Este homem representa o estado em que se encontram alguns de nossos irmãos/irmãs. Fazendo o que é mau e dizendo: Isso não tem nada haver. Sendo dirigidos pelo espírito de Jezabel. Aprendendo uma doutrina de demônios.

O NT e o AT. advertem sobre os falsos profetas. Que parecem homens de Deus, falam como homens de Deus, fazem sinais como se fossem homens de Deus, usam Bíblias etc. Mas os tais precisam também de seguidores. E quem são estes? A Bíblia diz: "Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos, e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas. Tu, porém, sê sóbrio em todas as coisas, suporta as aflições, faze o trabalho de um evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério".

Qual é o preço que se paga por viver a verdade?

Se você esta entretendo os bodes certamente não terá uma resposta para esta pergunta. Mas se você está apascentando ovelhas saberá o porquê é tão questionado e perseguido.

Muitos estão vivendo um evangelho misto porque assim o aprenderam. E o mais preocupante é que o bode ele pode ser entretido, mas dificilmente ensinado.

Paulo chega a dizer que aprendem sempre sem nunca chegar ao conhecimento da verdade. O apóstolo diz: "Pois entre estes se encontram os que penetram sorrateiramente nas casas e conseguem cativar mulherinhas sobrecarregadas de pecados, conduzidas de várias paixões, que aprendem sempre e jamais podem chegar ao conhecimento da verdade".

Então esta luta não é de hoje, e não irá terminar apenas com esta mensagem.

Em uma visita recente estive dizendo em uma igreja que fui ministrar:
Se a Igreja primitiva não tivesse os mesmos embaraços que temos hoje em nosso século não haveria necessidade destas cartas doutrinárias que hoje temos em mãos.

Isso nos faz ver que os problemas eram também visíveis lá. Mais uma coisa é certa, homens como o profeta Elias nos tempos de Acabe e Paulo nos tempos da Igreja primitiva precisam se levantar hoje.

Ainda que não te compreendam. Não deixe a verdade. Não se venda. Não se entregue. Pois os bodes ficarão à esquerda no julgamento e quem os seguir certamente herdará a mesma parte.

Deus te abençoe de forma continua e abundante =)

Pr. Maico Anderson Filgueiras

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Deus e o agricultor

Mudança de Clima

Conta-se que no início dos tempos, Deus tinha sua morada na terra, entre os humanos. A amizade entre eles era muito estreita, sempre se visitavam e trocavam idéias sobre as coisas e os seres da criação. Certa vez, um agricultor disse a Deus:

- "sabe Deus, você realmente fez coisas muito interessantes e bonitas, mas com relação à arte do cultivo, sinto dizer que você não é lá dos melhores. Às vezes chove demais, outras vezes vem à seca ou o sol não é suficiente para fazer crescerem as plantas".

Deus respondeu:

- "aceito sua crítica meu amigo, mas gostaria que você me apontasse uma solução, uma vez que me julga pouco competente em agricultura".

- "Pois tenho uma sugestão"!, Respondeu o agricultor, "deixe-me encarregado de cuidar do clima durante um ano; sei do que as plantas precisam e você verá como funciona melhor".

Deus imediatamente concordou com a sugestão e comunicou as forças da natureza que durante aquele ano não seria Ele o responsável por controlá-las, mas sim o agricultor.

Durante todo o ano, o clima foi excelente para o crescimento das plantas. Chuva e sol na medida certa, ventos suaves, temperatura amena. O agricultor cultivou um grande campo de milho. Os pés cresciam rapidamente e logo apareceram espigas enormes.

No dia da colheita, o agricultor, satisfeito consigo mesmo, chamou Deus para testemunhar. Vaidoso, colheu uma espiga e abriu-a solenemente. Mas para seu espanto não havia um único grão de milho em seu interior. Arrancou outra e mais outra e sempre a mesma surpresa desagradável: no interior nem um mísero grãozinho.

O agricultor, sem compreender o que se passara perguntou a Deus:

- "Mas Deus, o que houve? Tudo estava perfeito, como se explica isto"?

Deus serenamente respondeu:

- “A questão meu bom amigo, é que a essência de todas as coisas necessita de desafios para se desenvolver. Às vezes, ventos arrebatadores, chuvas torrenciais e secas precisam entremear-se ao clima aprazível. Somente assim a essência se manifesta e pode crescer forte e saudável. No caso do milho, os grãos são a essência; no caso dos homens e das mulheres, o coração é a essência. Portanto, meu bom amigo, nunca se esqueça”:

- “Os desafios na vida não existem por um capricho de Deus, mas pela necessidade das criaturas”.

Viver sem medo

Mateus 10:29 - Não se vendem dois passarinhos por um ceitil? e nenhum deles cairá em terra sem a vontade de vosso Pai.

Uma das doutrinas bíblicas mais importantes é a da soberania de Deus. Este é um dos atributos divinos do Senhor, pelo qual ele exerce autoridade em todo o universo e sobre todas as coisas.


Tudo o que ocorre no mundo passa pelo Senhor; qualquer luta que venha contra você precisará pedir permissão ao Pai Celestial.

Você só enfrentará gigantes que possa suportar e vencer. E Deus estará do seu lado para te fortalecer e sarar após cada batalha.

Não tenha medo!