quarta-feira, 17 de novembro de 2010

E se fosse em sua casa?

"Ora, aconteceu que num daqueles dias estava ele ensinando e achavam-se ali assentados fariseus e mestres da Lei, vindos de todas as aldeias da Galiléia, da Judéia e de Jerusalém. E o poder do Senhor estava com ele para curar" (Lc 5-17).

Mais uma vez somos surpreendidos pelo nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo com as suas maneiras mais diversas de nos abençoar. Aqui neste texto vemos mais uma grande manifestação do poder de Deus através da vida terrena de Jesus. Claro que lendo o decorrer deste fato na vida do Senhor Jesus vamos entender que na maioria dos seus milagres algo foi exigido de todos aqueles que dEle se aproximavam. Não exigido em forma de pagamento pelo milagre e sim em uma confirmação de fé naquEle que tem todo poder e toda autoridade. Jesus aqui estava entre os líderes e mestres da lei, mas a Bíblia faz questão de salientar que o poder de Deus estava sobre Ele, (Jesus) para curar. Nunca vamos ver o relato de um mestre da lei ou um fariseu fazendo milagres, porque os milagres não são operados mediante a lei e sim mediante a fé naquEle que cumpriu a Lei.

Quando a chamada desta mensagem trás como título: E se fosse em sua casa é para que possamos entender em nossos dias que uma alma vale mais do que o mundo inteiro. Aqueles homens tiveram que vencer suas diferenças, suas intenções pessoais e interesses para que o seu próximo fosse abençoado. Deixaram de lado a oportunidade de receberem, para poder ajudar. Fico pensando se deixaria isso acontecer em minha casa hoje. Quando li este texto perguntei a minha esposa. E se nós fizéssemos um grande culto aqui em casa, e no momento de um grande mover de Deus em favor das pessoas presentes, homens estranhos viessem pulando nosso portão ou muro de nossa casa trazendo alguém enfermo. O que faríamos? Ela me disse: não sei. O que você faria amado leitor? Diria para aquelas pessoas que tudo deve ser feito com decência e ordem. Que isto não seria de Deus? Pois é, creio que não veríamos o milagre, pois a nossa importância seria maior com a nossa casa do que com a cura de nosso próximo. Quantos estão errados com relação aos milagres de Deus em nossos dias. Na maioria das vezes vemos pessoas mais preocupadas com seu carro novo, do que dar uma carona para o irmãozinho que esta indo na chuva para o culto, pois se ele entrar no meu carro com os pés molhados vai estragar o estofamento, e além disso este carro é novo. Quantos recebem seus irmãos e os saúdam na porta de sua casa, mas a primeira olhadela que dirige a este é para seus pés para ver se está limpo.

Quão difícil para nós será ver milagres como este que lemos na Bíblia, se não começarmos a ver a partir da ótica de Deus. Se não pararmos de amar as coisas e usar as pessoas nada disto será real em nossos dias. Não passaremos de mestres da Lei e de líderes que não desfrutam do poder de Deus para curar. Destruíram o telhado da casa deste, onde Jesus se encontrava. E não vemos a Bíblia mencionar que foi alguém pedir indenização para Jesus de danos materiais. O mais interessante é que a Bíblia diz que: Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Filho os teus pecados estão perdoados. Mas esta sentença não agradou os mestres da Lei e os fariseus que ali se encontravam. Talvez ao ler esta mensagem você esteja relutando dentro de seu coração e dizendo: Não tem como comparar este acontecimento com os dias atuais. E aí que nos enganamos. O tempo passa e tudo o mais perecerá. Mas quando o nosso coração não se compadece pelos pobres, orfãos, viúvas e muitas outras situações de nosso século somos piores que o incrédulo. Deus tem nos mostrado o trabalho do ímpio, porque os cristãos se esqueceram de quem é seu próximo. O amor de Deus se esfriou em muitos corações. O coração se voltou para as riquezas e o que acontece ao nosso próximo é problema dele e não nosso. Mas aqui vemos o verdadeiro amor pelo semelhante. Vencer nossas próprias ganâncias, vencer nossos preconceitos e também ansiedade pela riqueza.

Talvez Jesus esteja nos dizendo que o momento é este. O seu milagre está mais próximo do que pensa. Basta apenas ver o reino de Deus. Sem esta visão de maneira nenhuma entraremos nele. Os mestres da lei e os fariseu arrazoavam em seus corações, quem era aquele homem para perdoar pecados. E Jesus disse: Qual é mais fácil dizer; estão perdoados os seus pecados ou toma teu leito e anda. Quando soubermos a resposta a esta pergunta então o evangelho será um evangelho de curas, sinais e prodígios. Que Deus nos abençoe e nos faça ver a realidade deste milagre
.

Fique na paz.
Deus te abençoe de forma continua e abundante =)

Pr. Maico Anderson Filgueiras

Nenhum comentário: