segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

A escolha de Rute...

Espere em Deus...

Ao lermos o livro de Rute percebemos que sua sogra Noemi e suas noras, Orfa e Rute, passaram por uma experiência muito difícil e dolorosa: a perda dos esposos. O Livro descreve que elas precisariam de muita fé até para o próprio sustento. Foi então que Noemi resolveu seguir para Israel (sua terra) e deixou que suas noras fizessem a escolha de voltarem ou não para terra dos familiares (Moabe). Noemi entendia que elas (noras) teriam grandes chances de encontrar um futuro companheiro em Moabe. Foi então que Orfa decidiu voltar para sua terra na esperança de conseguir um casamento promissor ou mesmo de encontrar “bons candidatos”. Já Rute escolheu seguir com sua sogra para Israel (Rt 1.16), pois ardia em seu coração o desejo de conhecer melhor o Deus de Israel, a quem escolheu entregar o futuro de sua vida.

Percebemos uma grande diferença entre elas. Orfa escolheu ir ao encontro de rapazes, e Rute escolheu ir ao encontro do Senhor.

Sabemos que Rute foi tremendamente abençoada, pois encontrou um companheiro em Israel (Boaz - um homem de Deus) e casou-se com ele (Rt 3). Deste casamento abençoado ela gerou um filho, Obede. Obede gerou a Jessé e este a Davi. Da descendência de Davi veio o Salvador da humanidade, Jesus, filho de Deus.Aleluia!!!

Por meio desse exemplo, entendemos que precisamos confiar no Deus todo poderoso e não nas “oportunidades”.

Às vezes achamos que freqüentar grandes igrejas, grandes conferências evangelistas e grandes congressos nos trarão oportunidades únicas e grandes opções de relacionamentos. Sabemos o quanto é importante estarmos nestes lugares, porém, o nosso coração precisa estar primeiro e inteiramente no Senhor, pois os planos dele são sempre maiores e melhores.

Por muitos anos fui membro de uma igreja pequena de bairro, e até hoje sou, às vezes encontrava pessoas que me diziam: “O que você ainda está fazendo nesta igreja? Seu ministério não vai crescer! Não terás chances de se casar nesta igreja!” Quantas palavras “encorajadoras”.

Porém quando me questionavam eu dizia: “O Senhor me colocou neste lugar, o Senhor me honrará! Hoje meus olhos contemplam a fidelidade do Senhor, vejo meu ministério atingindo lugares que jamais ousaria pensar em chegar, vejo Deus abençoando vidas tão preciosas de tantos lugares desta nação e de outras nações. E pelos olhos da fé vejo o Deus todo poderoso me abençoando na área emocional também, pois fiz a escolha de Rute, de seguir para “Israel” e de conhecer melhor o Deus de Israel.

E você qual escolha tem feito?
Seguir para Israel ou seguir para Moabe?

A canção da Ana Paula Valadão (Eu vou obedecer) diz:

“Mesmo quando parece dificil
e as pessoas dizem que é impossivel
Obedecer a Deus é sempre o melhor
Pois Ele é fiel e cumpre o que diz

Quando penso "não vou conseguir",
dá vontade de parar e desistir
Obedecer a Deus é sempre o melhor
Pois Ele é fiel e cumpre o que diz

E tudo que Deus fala, Ele nunca falha, posso confiar
Em meio à tempestade, comigo Ele estará
Eu vou obedecer

Obedecer a Deus é sempre o melhor
Pois Ele é fiel (pois Ele é fiel)
Sim, Ele é fiel (sim, Ele é fiel)
Meu Deus é fiel, Ele é fiel e cumpre o que diz.”


Que Deus te abençoe e te conceda uma semana de muitas vitórias

Nenhum comentário: