segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Fé: a base do relacionamento com Deus

"A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem" (Hebreus 11:1)

Os nossos relacionamentos, os laços afetivos que desenvolvemos, as preferências, afinidades etc, são baseados na nossa percepção; nossos sentidos (visão, audição, tato, gustação e olfato) trabalham traduzindo informações recebidas do meio, nosso cérebro interpreta e, a partir daí podemos dizer se gostamos ou não gostamos de alguém ou algo. Mas em que se baseia nossa relação com Deus? É fato que os nossos cinco sentidos não O percebem; sendo assim, o que nos liga a Deus?
A resposta óbvia, mas não lógica (pois é algo que vai além da lógica humana), é... FÉ.
E o que vem a ser a fé? A fé é algo que nos faz perceber "coisas" que fogem à percepção natural; ela é a certeza das coisas que esperamos (entenda-se isso com relação às promessas de Deus) e, a prova das coisas invisíveis. Enquanto necessitamos de cinco sentidos para estabelecermos nossas relações físicas, pela fé nós vemos o Deus invisível (através das Suas obras), ouvimos Sua voz (por meio da Sua Palavra), sentimos seu toque etc. Assim, através de um único recurso podemos nos relacionar com Deus de várias formas: orando, louvando, obedecendo sua Palavra dentre outras coisas.
Mas um detalhe importante sobre a fé deve ser mencionado aqui: ela não existe em você por vontade ou merecimento seus; ela está em você, porque Deus, através da sua Palavra (Romanos 10:17) mediante a ação do Seu Espírito, a fez brotar aí, para sua própria salvação e para glória do nome dEle.
A lógica humana e a ciência são incapazes de entender ou aceitar essas coisas, mas nós, os que cremos, sabemos que assim são; pois qual de nós tinha interesse em se aproximar de Deus e privar-se de certos "prazeres" desta vida? Mas o Deus invisível quis se manifestar a nós, enviou seu Filho, nos deu a sua Palavra e, por Seu Espírito, gerou em nós essa maravilhosa !
Pense nisso, e glorifique a Deus pela fé que você recebeu; afinal, ela é um presente dEle para você.
Que Deus continue abençoando a sua vida!

Nenhum comentário: